Estreei e "larguei mão".
Pois é. O tempo é escasso. O cansaço é gigantesco.
Vamos lá...
PRIMEIRO - CORINTHIANS X LIBERTADORES, PARTE 1
Tenho uma puta bronca dos assuntos que giram em torno de Corinthians + Libertadores. Principalmente da maioria dos corinthianos...
Creio que ainda haverá alguém, profissional da área (ou das áreas) capaz de explicar a importância do aspecto psicológico no futebol. Antes, durante e depois dos jogos. Coisas que, de um modesto observador que crê na psicologia enquanto diagnóstico - e daí cuidados - embora não acredite em "tratamento", chegam na fronteira do óbvio. E o corinthiano teima em tornar mais difícil para o clube toda participação no torneio continental.
Os títulos acontecem de maneira natural. É a sequencia de algo. Podia ser, de certa maneira, natural se acontecesse esse ano, seguindo a base do time do ano passado.
Como exemplo: se ignorarmos a recente sequência de campeonatos do São Paulo, o Corinthians era o time com maior número de títulos brasileiros nos então últimos 15 anos - pois ganhara 4 num período próximo desse -, sendo que demorou 20 anos p´ra conseguir o primeiro. E aconteceu... E um grande alvo de piadas contra nós, corinthianos, "miou"... E porque nunca nos importamos tanto com isso...
Não posso falar do clima, das discussões e decepções pré-77. Não vivi. É diferente de ver gravações, ler ou até mesmo ouvir alguns torcedores da época. Então, não sei ponderar o ambiente vivido na luta por um título naqueles tempos tenebrosos para nossa religião. Mas, mesmo que houvesse o desespero da torcida e a consequente pressão, entendia-se: afinal, mais de duas décadas sem título, como diziam meus alunos (hoje, as gírias e expressões idiomáticas têm vida mais curta) "é osso". Mas hoje, com a Libertadores, não há porque ser assim.
Fico realmente puto.
O corintiano age insana e por isso nocivamente no que tange a participação do clube na Libertadores, claramente, pela pressão das torcidas rivais. Aparentemente Acreditando e assustados com os fatos isolados que os rivais transformaram em mitos verdadeiros por repeti-los incessantemente, no que diz respeito a nossas participações no torneio.
Beira o ridículo.
SEGUNDO - CORINTHIANS X LIBERTADORES, PARTE 2
Mas é evidente que quero o Corinthians campeão da Libertadores. E nesse ano. Não por ser o do centésimo aniversário do clube, mas simplesmente por ser mais uma participação no torneio. Só que não vou chorar nem arrancar os cabelos se perdermos. Provavalmente ficaria enraivecido se novamente se repetisse o espetáculo ridículo de 2006 - do time, da diretoria e da torcida.
Então, vamos lá, pensar na participação deste ano...
Há tempos digo que a principal peça do Corinthians senta no banco - claro, temos dentro das 4 linhas jogadores já históricos, como Roberto Carlos e Ronaldo. Mas é Mano Menezes nosso maior trunfo.
O cara entende demais de futebol, em todos os sentidos. Tem paciência p´ra montar um time, sabe como e o quê conversar com os atletas, trabalha firme nas suas idéias, tem uma visão tática além do comum dos demais treinadores, entende muito bem as equipes adversárias. Coloco-o, em potencial, acima do Felipão (motivador nota 10+ e um estrategista nota 5-).
Mas como ele erra!!!!! Incompreensivelmente!!!!!
Não entendi os times dele contra o Santos nem contra o Medellin. Especialmente o time da última quarta. Ao ouvir a escalação, imaginei que ele tinha partido da idéia de um hibrido entre 3-5-2 e 4-4-2, ora abrindo Danilo de um lado, Marcelo Mattos de outro (e, diga-se de passagem, p´ra colocar alguém na direita era melhor o Jucilei) e segurando o RC p´ra fazer um terceiro zagueiro - com a bola -, ora abrindo um pouco o RC e adiantando o Danilo p´ra formar um 4-4-2 - sem a bola; bom, não funcionou. Apesar do adversário péssimo, abaixo da crítica. O time com o jogo na mão, o esquema não funcionava.
A entrada do Dentinho no lugar do Danilo - pra jogar na direita - e a inversão de Jorge Henrique p´ra ocupar a faixa do Danilo era necessário já no primeiro tempo. Aí, vem os áulicos da obviedade: "Ah, mas é Libertadores, fora de casa, tem que tomar cuidado!" Que CATSO!!!!!! Cuidado contra quem? Contra aquele time ridículo que não acertava dois passes seguidos?
Libertadores é assim: entra com cuidado, sim, fora de casa. Não entra no vai-que vai. Mas, quando se percebe que o time é aquela BABA, MATA O JOGO! NÃO CORRA RISCOS!!!!
Imaginem se fosse já uma fase eliminatório e o Dentinho não acha aquele chute espetacular: os caras iam vir com 20 zagueiros e 30 volantes p´ra jogar aqui e, mais uma vez, apertando, pressionando, no desespero, o time ia sofrer. E é nessa circunstância que se perde uma vaga fazendo um papelão.
E é melhor nem falar da insistência com um Willian sem nenhuma condição física...
TERCEIRO - SANTOS (Neymar) X PALMEIRAS (todos)
Neymar é um carinha que está me cansando. E porque - de graça, por besteira - ele está conseguindo angariar a antipatia de vários jogadores adversários. Não por driblar, fintar, firular, fazer gols e JOGAR MUITO, o que é incontestável, indiscutível. Mas por causa da mania de simular.
E não é simular as faltas, que realmente acontecem (ou 90% delas), mas por sempre exagerar na queda, na "arte", na ridícula dobradinha de joelhos.
Já é problema, e é uma questão nítida, o fato de ele ser franzino e confundir os juízes nos choques. Ele ainda não tem plena capacidade física para todas as disputas de bola do profissional. Mas ele complica a vida dos árbitros mais ainda com seus pseudo-vôos espetaculosos.
No clássico de hoje, chegou-se ao absurdo: pelo menos um dos cartões amarelos aplicados a jogadores do Palmeiras (o do lateral Eduardo) foi muito injusto.
Em tempo: o time do Santos é brincadeira. Já tinha receio de que ia aprontar muito no brasileiro, com o Dorival. Não esperava esse futebol tão cedo - e olha que tem lá suas falhas, basta transcender (o que é difícil) as estripulias da linha de meio-frente.
Mas é incrível como a soberba da molecada também veio cedo demais. Não fosse o Dorival sentado no banco, eu garantiria que isso ia custar o título paulista.
Tem um amigo que me chama de "outrista". É um jeito diferente de dizer "do contra". Mas não é verdade! O problema é que eu não compro algumas idéias que são vendidas e impostas. Faço questão de pensar com minha cabeça. O único problema é que é cabeça de corintiano, ou seja, não dá pra garantir imparcialidade. Mas eu vou buscá-la! E que o eventual leitor (que seja só um, mesmo) me cobre, por favor!
domingo, 14 de março de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)