Pensei em iniciar minhas “atividades” nesta página no dia 17/01, após o início dos principais campeonatos regionais. Vacilei, principalmente por causa de uma crise de preguiça (justificada pelas férias, claro!). Então, apesar do meu perfil, resolvi iniciar o “pramim” usando como mote a reestréia de Robinho no Santos.
Tenho claro que Robinho junta-se a um jogador com característica e função igual às suas – Neymar. Em potencial, o garoto pode ser melhor que aquele ao qual chama de ídolo, posto que tem um gosto pelo gol mais apurado e desponta para o futebol sendo mais produtivo do que era Robinho na mesma idade. São jogadores da mesma estirpe, assim como Ronaldinho (este, um extra-série incontestável, no que tange a capacidade e por ter gigantesca qualidade em outros aspectos técnicos, a despeito de sua cabeça e de suas fases) e Denílson (ótima contratação para qualquer grupo circense). Em geral, tais atletas viram o centro das atenções de qualquer torcida, pois a galera adora gritar um “olezinho” e tirar o barato do torcedor adversário com as firulas do(s) craque(s) dos seus times.
Portanto, não estou discutindo a qualidade dos dois camisas 7 santistas nem um eventual mérito pela idolatria da torcida (se é que existe algum mérito em alguma idolatria!)
Mas prefiro outro tipo de jogador...
Tão jovem quando Neymar, também com a companhia de um antigo ídolo da torcida com características semelhantes e mesmo posicionamento em campo que o seu, Paulo Henrique Lima, o Ganso, é o tipo de jogador que mais me agrada. É o meia que enxerga o jogo, que surpreende com um passe, que finta para o lado contrário do óbvio, que tem na clareza do jogo e na inteligência para o time seu principal traço, e que dá gols de presente para os companheiros - mesmo que não seja seu o último passe. Penso que ele já estava numa ótima condição no alvinegro praiano, muito pela presença de Neymar e um pouco por conta de Giovani (o Ganso de 15 anos atrás); agora, com Robinho, ele pode ficar “escondidinho” fazendo seu trabalho e cevando os dois velocistas dribladores camisas 7 do Santos.
Podem pensar que é um tremendo exagero, até por não talvez não entenderem corretamente o que quis dizer, mas como a seleção precisa de um Ganso!!!
Tem um amigo que me chama de "outrista". É um jeito diferente de dizer "do contra". Mas não é verdade! O problema é que eu não compro algumas idéias que são vendidas e impostas. Faço questão de pensar com minha cabeça. O único problema é que é cabeça de corintiano, ou seja, não dá pra garantir imparcialidade. Mas eu vou buscá-la! E que o eventual leitor (que seja só um, mesmo) me cobre, por favor!
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)